Situação inquietante é a que a Fiat tem enfrentado durante este ano. Todas as especulações feitas até o momento sobre a fábrica de Goiana (PE) vêm criando expectativas enormes, mas ela só começa a operar em 2014: até lá suas renovações precisam esperar, como aquela criança que já sabe o que vai ganhar de Natal meses antes e passa a esperar pela data com ansiedade crescente. Mas o problema da Fiat é não poder apenas riscar dias no calendário: ela precisa se manter competitiva, e a forma que tem são novidades como esta.
Você que acompanha as novidades do nosso mercado automotivo vai lembrar: os últimos meses viram uma série de edições especiais da Fiat brasileira. Só o Uno recebeu quatro: College sozinho, Interlagos com o Palio, Itália depois de outros quatro e a Xingu, que teve até a companhia do Mille. Ainda vieram Sublime para Linea e Grand Siena e Mangalarga Marchador para a Strada. Nenhuma pretendeu executar mudanças profundas, mas todas são alternativas válidas porque voltam a colocar os modelos em voga, tanto na publicidade da marca como na mente do consumidor potencial. Existem vários casos em que o único centro de atenções é o modelo, mas em outras a ideia é associá-lo a algum tema em especial. Assim como a Fiat já associou seus carros à esportividade, à classe e ao lado fora-de-estrada com os exemplos citados, agora é a vez de formar um vÃnculo mais lúdico. A primeira edição especial do Bravo vem de uma inédita parceria da marca italiana com a Fox Film, que aproveita a chegada do filme Wolverine – Imortal para oferecer um pacote de equipamentos mais recheado que o da versão de base, Essence 1.8 16v, mas também envolto por um exterior com caracterização exclusiva… e com o preço especial de R$ 57.640.
Pode-se dizer que a novidade mais chamativa são as rodas de liga leve aro 17”, cujo desenho é exclusivo e busca expressar a agressividade do personagem homeneageado. Mas este propósito é cumprido mesmo pelos adesivos laterais, que simulam arranhões feitos pelas garras do Wolverine. Também vieram os farois com máscara negra e os spoilers laterais e traseiro. Já o interior incorpora chaveiro exclusivo, bancos com revestimento exclusivo e nome da série bordado e novos tapetes e soleiras de porta. Mas como era de se esperar, é a lista de itens que agrada mais: o carro adicionou sensor de estacionamento traseiro e sistema de som multimÃdia Blue&Me, com conectividade Bluetooth, e o kit High Tech, que traz retrovisor interno eletrocrômico e sensores crepuscular e de chuva. Esta série é vendida da mesma forma que todas as outras oferecidas pela Fiat nos últimos tempos: vem como se fosse mais um pacote de opcionais, que neste caso só se pode aplicar ao Bravo Essence mas pode ser combinada a qualquer outro item opcional desejado que não esteja na lista da série – como o câmbio Dualogic Plus, por exemplo. O Bravo Wolverine preserva o 1.8 16v de até 132 cv, mas ganhou a regulagem esportiva de suspensão das versões Sporting e T-Jet.