Comparar a evolução dos veÃculos urbanos com a dos comerciais leves permitiria pensar que os últimos avançam em câmera lenta. Porém, se o ciclo de vida das vans utilitárias realmente precisa postergar as mudanças por mais de dez anos como padrão, as que chegam são muito importantes. Afinal, as vendas deste mercado são mais interessantes do que podem parecer à primeira vista, motivando uma oferta grande mesmo no Brasil. Manter a competitividade é o que motiva a Renault a nos trazer a reforma completa da Master.
Nosso mercado acaba de ganhar mais um integrante da atual geração desta categoria, que há pouco viu a chegada da nova Mercedes-Benz Sprinter e espera a reforma da Fiat Ducato, o que vai se estender à s francesas Peugeot Boxer e Citroën Jumper por se tratarem de irmãs de projeto. Assim como em todas essas, a necessidade de ter à predisposição para o serviço como prioridade felizmente não implicou em que a Renault esquecesse do demais. A Master incorporou inspiração na figura de um gorila para o estilo da dianteira, para “transmitir sensação de força e imponência”. Usar um projeto bem mais moderno permitiu aumentar o intervalo entre as revisões para 20.000 km, partes do motor com maior duração prolongada e, segundo a Renault, o menor custo de manutenção da categoria. Outras adições muito úteis são dois sistemas eletrônicos: o Gear Shift Indicator usa setas luminosas no quadro de instrumentos para avisar o momento correto de aumentar ou reduzir a marcha para consumir menos – a marca afirma que seu uso traz melhora de até 5%, além de reduzir o desgaste do motor. Já o Oil Control System detecta quando uma revisão se faz necessária mais cedo do que o previsto através de identificar o uso severo do veÃculo, que por sua vez se considera rodar abaixo de 30 km/h ou usar a marcha-lenta em mais de 50% do tempo, condições que resultam de engarrafamentos e trajetos curtos.
Entrar no carro revela um painel reformado, com porta-objetos maiores e em maior quantidade (o porta-luvas tem 7,7 litros), duas tomadas de 12V e o interessante adicional do sistema de som multimÃdia Arkamys, com entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth. As versões mais caras do modelo para passageiros ganharam bancos mais espaçados e de maior inclinação, ao passo que as portas laterais do furgão agora têm vão de 1,27 m de largura, o maior do segmento. Todo Renault Master conta com airbag duplo, direção hidráulica e freios a disco nas quatro rodas com ABS, além dos opcionais que variam com a versão. Falando nelas, todas trazem o 2.3 turbodiesel com potência de 130 cv e torque de 31,6 kgfm e a mesma oferta de três comprimentos e duas alturas, ainda que todas as versões tenham tido aumento em comprimento. Os furgões podem ser comuns ou Vitré (com janelas envidraçadas), nas opções L1H1 (R$ 87.170 ou R$ 88.670, com 8 m³), Grand L2H2 (R$ 95.670 ou R$ 97.970 com 10,8 m³) e Extra L3H2 (R$ 99.870 ou R$ 103.070 com 13 m³). Já as versões Minibus são Standard L2H2 (R$ 112.900) ou L3H2 (R$ 120.600), Executive L3H2 (R$ 130.290) ou VIP L3H2 (R$ 145.900) com dezesseis lugares cada ou Escolar L2H2 (R$ 116.100), esta com vinte. Ainda há a chassi/cabine L2H1 por R$ 85.710.